Em continuidade às iniciativas acadêmicas e técnico-científicas apoiadas pelo IBP – Instituto Brasileiro de Peritos, registra-se a sua participação institucional, por meio de sua mantida Faculdade IBPTECH, no Workshop Internacional de Cibersegurança: Interfaces da Inteligência Artificial (IWCS 2025-S2), realizado on-line em 29 de novembro de 2025, com tradução simultânea em português e espanhol. A página do evento informa que a participação ocorre via Zoom e que o certificado de participação é emitido pela Faculdade IBPTECH, reforçando o vínculo entre a iniciativa e a missão educacional mantida pelo IBP.
A programação do IWCS 2025-S2 consolidou um recorte temático interdisciplinar, articulando inteligência artificial aplicada à segurança cibernética, ciberameaças e fraudes digitais potencializadas por IA, práticas e fundamentos técnicos (por exemplo, Python + IA), além de aplicações setoriais (como IA em instalações nucleares), perspectivas de sustentabilidade (como IA verde), e interfaces com educação e computação aplicada (por exemplo, imagens biomédicas em tempo real e jogos aplicados à educação). Entre as atividades registradas, constam: a palestra “Inteligência Artificial e o Marco Jurídico na União Europeia: Desenvolvimento Normativo e Casos Práticos” (Profa. Maria Pastor Palomares, LL.M.), a mesa-redonda “Ciberameaças e Fraudes Digitais Potencializadas pela IA” (com moderação de docentes e profissionais vinculados à IBPTECH), e palestras técnicas como Tiny Machine (imagens biomédicas em tempo real), Python + IA, Inteligência Artificial Verde, Colaboração Inteligente (federações de IA e segurança digital) e IA em instalações nucleares.
O workshop integra a jornada da Cyber•Conf•Edu – Conferência Internacional de Cibersegurança e Educação Digital, concebida como um ciclo progressivo de encontros (workshops semestrais) até a conferência de 2027, com foco no diálogo acadêmico e na colaboração internacional em cibersegurança e educação digital.
Fonte: https://cyberconfedu.com
Imagem: iStock.com/Vladimir Zapletin