O IBP firmou parceria com a Cellebrite contratando licença de uso da sua mais avançada plataforma para a perícias técnicas em sistemas celulares e GPS, sendo essa empresa pioneira em mais de 60 países no fornecimento de recursos para exames forenses.
A perícia técnica em telefones celulares e GPS envolve a coleta, análise e interpretação de dados armazenados em dispositivos móveis, sempre com finalidade legais. Isso pode incluir informações como regitros sobre ligações telefônicas, mensagens de texto, de localização e histórico de navegação, entre outros.
Nesses exames, são utilizadas ferramentas especializadas na coleta e preservação dos dados do dispositivo para, em seguida, analisá-los. Isso pode incluir a utilização de software de análise forense para examinar arquivos, recuperar dados excluídos e identificar padrões de uso. Além disso, são realizados exames no dispositivo físico, para verificar se ele foi danificado, modificado intencionalmente ou coletar outros tipos de vestígios nao obtidos pelos outros procedimentos de análise. Técnicas mais modernas incluem o acesso físico aos circuitos eletrônicos internos para ali coletar dados.
É importante ressaltar que, especialmente para que os seus resultados possam ser admitidos como prova, o exame de dispositivos celulares deve ocorrer mediante autorização judicial e integral respeito às normas vigentes, inclusive à LGPD e outras. Cabe observar, ainda, que o IBP não presta serviços nessa área às pessoas físicas, atende apenas autoridades e empresas no âmbito de disputas arbitrais ou judiciais.
(arte ©iStock.com/shutter)