O IBP conta com equipes, ferramentas e métodos para apoiar tecnicamente os projetos e o atendimento de necessidades relacionadas às verificações de compliance, auditorias, investigações, apuração de procedimentos e demais questões dessa natureza relacionadas a disputas arbitrais ou judiciais, efetivas ou potenciais.

A perícia forense em questões sobre compliance usualmente requer o uso de técnicas e ferramentas para coletar, analisar e preservar evidências digitais em disputas envolvendo o cumprimento de normas e regulamentos.

Os exames segundo metodologia forense em compliance requerem, inicialmente, a coleta e a preservação de vestígios digitais, incluindo arquivos, mensagens eletrônicas, históricos de navegação e outros dados relevantes para o caso. A preservação dos vestígios digitais é essencial para garantir a sua integridade, comprovando sua origem e acautelando-se quanto aos riscos de alteração ou destruição.

Em seguida, procede-se à análise desses vestígios digitais para identificar informações relevantes e fornecer evidências para verificações administrativas ou processos judicais. Isso pode incluir a recuperação de dados apagados, a análise de registros digitais e a descoberta de violações de segurança, por exemplo.

Os resultados das análises são formalizados em laudos, pareceres ou mesmo em testemunhos periciais para apresentar ao juiz e às partes como as provas foram coletadas, analisadas e preservadas e como elas contribuem para o esclarecimentos dos pontos controvertidos.

Outros serviços podem envolver o fornecimento de consultoria para as áreas e escritórios jurídicos no entendimento das questões tecnológicas e no suporte técnico ao desenvolvimento de estratégias de defesa ou acusação.

Há ainda serviços para treinar colaboradores e equipes de compliance das organizações a respeito de assuntos tecnológicos usualmete presentes nas tarefas que envolvem identificar e lidar com questões relacionadas a violações de compliance e evitar futuros problemas.

Veja mais em conformidade.org

(arte ©iStock.com/diego_cervo)