Análises segundo metodologia pericial forense em engenharia elétrica, engenharia de segurança do trabalho e engenharia ambiental são realizadas segundo o reconhecido comprometimento do IBP quanto à adoção das melhores técnicas e respeito pleno aos princípios e melhores praticas periciais.

As perícias em questões sobre segurança do trabalho são realizadas para averiguar e esclarecer acidentes e damais eventos ocorridos em ambiente de trabalho, com o objetivo de apoiar o esclarecimento dos pontos controvertidos em disputas judiciais.

Para realizar perícias em questões de segurança do trabalho é necessário ter a formação exigida por lei, possuir os  conhecimentos técnicos e experiências que são próprios do tipo de ambiente examinado, estar familiarizado com as normas regulamentadoras e legislação aplicáveis e cumprir as determinações judicais pertinentes ao caso.

O exame pericial geralmente abrange uma inspeção no local, o registro do ambiente por fotos e vídeos, a coleta e a preservação de vestígios e a realização de entrevistas com envolvidos e testemunhas, buscando assegurar que as informações coletadas sejam precisas e objetivas.

Após a coleta e preservação de vestígios, realizam-se análises para apurar o que de fato ocorreu, a sua extensão, as suas causas e as normas técnicas aplicáveis. Em seguida, são elaborados relatórios técnicos e, eventualmente, são prestados depoimentos em processos judiciais ou administrativos relacionados ao caso.

Outros serviços visam identifcar as causas dos acidentes e analisar os ambientes envolvidos visando propor medidas preventivas para evitar a ocorrência de novos casos semelhantes. Visam buscar um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos e, portanto, evitar possíveis sanções legais por descumprimento de normas técnicas.

Veja mais em forensetrabalhista.com.br